STI

PROTEÇÃO PASSIVA

SOBRE STI PROTEÇÃO PASSIVA

Elementos de proteção contra fogo

Os elementos essenciais da proteção contra fogo podem ser classificados como proteção passiva ou ativa. Usados em conjunto uns com os outros para fornecer uma estratégia de proteção equilibrada na construção moderna, os sistemas de proteção, tanto ativos quanto passivos, são similares a cintos de segurança e air bags em automóveis.

Os elementos de proteção contra fogo são projetados para serem ativados quando um fogo começa, a fim de controlar sua expansão ou extingui-lo. Exemplos incluem extintores de incêndio ou sistemas de extinção de fogos gasosos. Alarmes contra incêndio também se enquadram nessa categoria, já que fornecem notificação para os ocupantes do prédio e equipes de emergência.

Elementos de proteção contra fogo passivo são projetados para controlar a expansão e disseminação do fogo através do levantamento de barreiras que minimizam a disseminação de fogo, fumaça e gases quentes. É dito que esses sistemas compartimentalizam ou contêm o fogo no ponto de origem, permitindo, assim, que os ocupantes tenham tempo para sair com segurança e que o pessoal de combate ao fogo tenha tempo para entrar com segurança e realizar a busca e o resgate. Sistemas de proteção passivo também podem aprimorar a integridade estrutural. Exemplos de proteção passivo incluem pisos e paredes classificadas como resistente ao fogo, materiais à prova de fogo para elementos estruturais, portas corta fogo e dampers corta fogo. A contenção de fogo é um elemento essencial de um sistema de proteção passiva.

Proteção passiva contra fogo: contenção de incêndio

Nenhum sistema de proteção contra fogo está completo sem sistemas de contenção adequados. Conforme os elementos de serviço penetram paredes e pisos classificados como resistentes ao fogo, lacunas não vedadas em torno deles permitirão a propagação das chamas, fumaça e gases, neutralizando a eficiência dessas barreiras. A instalação de materiais de contenção de fogo para vedar as lacunas em torno dessas penetrações restaura a integridade das barreiras e mantém suas classificações horárias de resistência ao fogo. A linha completa de produtos de contenção de fogo da STI envolve todos os aspectos adequados da contenção de fogo, desde simples juntas ou lacunas até sistemas penetrantes múltiplos ou únicos, como tubos, cabos, suportes de cabos ou dutos.